Meio Ambiente

O meio ambiente é o conjunto de todas as coisas vivas e não vivas que ocorrem naturalmente no planeta Terra.

Atualmente a preocupação com o meio ambiente vêm aumentando, tendo em vista as consequências da sua degradação, tais como: doenças decorrentes da contaminação da água, do ar e do solo e mudanças climáticas.

Não há como negar a degradação do meio ambiente também em nosso bairro. Embora ainda existam muitas áreas verdes, estas estão se estinguindo em função da expansão urbana. A poluição dos rios também é bastante explícita, além da quantidade de lixo observada em terrenos baldios e nas ruas.

Existem algumas ações do governo para reduzir a poluição e também para tentar recuperar alguns rios e áreas. A SANEPAR lançou no dia 22 de março de 2011, durante o Dia Mundial da Água, o projeto VIVA BARIGÜI, que tem como objetivo recuperar a qualidade da água do rio Barigüi e de seus afluentes. Embora exista a obrigação do governo em monitorar e evitar a degradação ambiental, cabe a cada um de nós, integrantes da comunidade, desenvolver ações para minimizar os danos causados ao meio ambiente. Pequenas ações como não jogar lixo nas ruas, manter o seu esgoto ligado à rede da SANEPAR e construí-lo de acordo com as normas estabelecidas (com caixa de gordura, por exemplo) fazem a diferença e são uma enorme contribuição para o meio ambiente em geral e para a sua comunidade. Afinal de contas, quem não gostaria a voltar aos velhos tempos em que se pescava no rio Uvú ou no rio Cascatinha? Quem não gostaria de poder praticar algum esporte aquático no Parque Barigüi? Depende de cada um de nós tornar este sonho realidade.

Uma iniciativa não governamental de auxílio ao rio Barigüi e seus afluentes foi criada através do blog "Amigos do Parque Barigüi" (http://amigosdoparquebarigui.blogspot.com). O blog contém informações sobre o parque e divulga ações para contribuir com a qualidade ambiental do parque mais famoso de Curitiba. Vale a pena conferir o blog!

Atualmente várias RPPNMs - Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal têm sido criadas, com o intuito de preservar áreas de remanescentes florestais nativos e oferecer alguma vantagem aos proprietários que preservarem estas áreas. Um exemplo de RPPNM criada em Santa Felicidade é a Reserva Airumã: http://airumaestacaoambiental.blogspot.com.br/ . Trata-se de um lindo lugar onde são realizados encontros com os integrantes e simpatizantes da APAVE - Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba. Vale a pena conferir o blog e também fazer uma visita ao local.